Área de Login da Baobá - Produções Artísticas

Para fazer login como Administrador ou usuário do site, preencha os campos à direita com seus dados de login.

Acesso Administrativo Baobá

 /  Esqueceu a senha?

Baobá

“A Noite Antes da Floresta” é um monólogo que apresenta o encontro de dois seres que vagam na noite, estrangeiros e marginalizados. Na esquina de um centro urbano, um homem que, sem ter para onde ir e completamente ensopado pela chuva, tenta se comunicar com outro homem na rua, tenta estabelecer um contato humano diante de condições sub-humanas de sobrevivência. Este interlocutor não é visto, e pode ser interpretado pelo público de várias formas, podendo ser o próprio espectador, um duplo do personagem, ou ainda fruto da imaginação do personagem. De qualquer modo, ele está o tempo todo em cena.

 

noite
Nas 62 páginas de texto que se seguem, sem parágrafo ou ponto final – um texto pontuado somente por vírgulas e travessões – Bernard-Marie Koltès estruturou sua peça, um manifesto sobre a condição humana contemporânea, um homem alijado de direitos e cheio de obrigações. Ao encontrar seu interlocutor, o personagem (que nunca diz seu nome) narra sua condição de eterno estrangeiro, de nunca se sentir em casa em lugar algum do mundo. Isso se reflete em todos os aspectos de sua vida: no encontro com outros homens num bar, no encontro com mulheres na noite, na forma violenta como é tratado pelas gangues que vagueiam pela cidade. Enquanto expõe suas teses sobre o mundo, o personagem revela um sentimento imperceptível nas palavras, mas que ressoa nos ouvidos sensíveis do espectador: sua busca incansável pelo amor.
A Noite Antes da Floresta recebeu indicações aos prêmios Shell, Qualidade Brasil e Associação Paulista dos Críticos de Arte na categorias melhor ator para Otávio Martins e melhor iluminação para Domingos Quintiliano.
FICHA TÉCNICA
Autor:Bernard-Marie Koltès

Ator: Otávio Martins

Direção: Francisco Medeiros

Assistente de direção:Tatiane Daud

Tradução: Otávio Martins

Cenografia: Duda Arruk

Iluminação: Domingos Quintiliano

Figurino: Elena Toscano

Trilha: Aline Meyer

Produtor Executivo: Edinho Rodrigues

Realização: Baobá Produções Artísticas